';
TECNOLOGIA SKYACTIV

A TECNOLOGIA SKYACTIV centra-se na poupança de combustível, no nível reduzido de emissões e em tornar a condução mais divertida. Adotar todas as tecnologias – motores, transmissões, chassis e carroçaria – é uma abordagem que reinventa todo o carro, do início ao fim. Aliada a outras inovações, como o i-stop e o i-ELOOP da Mazda, a TECNOLOGIA SKYACTIV assegura uma combinação única de prazer de condução bem equilibrado com um brilhante desempenho em matéria de ambiente e segurança.

A TECNOLOGIA SKYACTIV centra-se na poupança de combustível, no nível reduzido de emissões e em tornar a condução mais divertida. Adotar todas as tecnologias – motores, transmissões, chassis e carroçaria – é uma abordagem que reinventa todo o carro, do início ao fim. Aliada a outras inovações, como o i-stop e o i-ELOOP da Mazda, a TECNOLOGIA SKYACTIV assegura uma combinação única de prazer de condução bem equilibrado com um brilhante desempenho em matéria de ambiente e segurança.

SKYACTIV-G_Mazda
SKYACTIV-G
1.5L MOTOR
GASOLINA

O SKYACTIV-G de 1,5 litros é um motor altamente eficiente e excecionalmente frugal, com uma média de consumos de apenas 5,0l/100 km (em ciclo combinado/varia entre modelos), em conjunto com a caixa de seis velocidades manual SKYACTIV-MT. Isso é vantajoso em termos de emissões de CO2, de apenas 119 g/km, uma melhoria de 20 por cento sobre as do anterior motor MZR de 1.6 litros que substitui, graças às características únicas dos blocos SKYACTIV-G. Nelas incluem-se o seu design leve, a excepcionalmente alta taxa de compressão de 14:1, o colector de escape em formato 4-2-1 e o sistema i-stop, de paragem/rearranque da Mazda.

O bloco SKYACTIV-G 1.5 produz mais binário (150 Nm às 4.000 rpm) do que do anterior 1.6, disponibilizando-o de forma mais suave e mais cedo ao longo de toda a gama de rotações. Com uma competitiva potência de 74 kW/100 cv às 6.000 rpm, ele alcança os 100 km/h em 10,8 segundos e uma velocidade máxima de 182 km/h.

O SKYACTIV-G 1.5 está disponível no Mazda2 e Mazda3 e MX-5.

SKYACTIV-D_2.2_Mazda
SKYACTIV-D
2.2L MOTOR
DIESEL

O SKYACTIV-D 2.2 possui a taxa de compressão mais baixa entre os motores diesel, mas oferece uma aceleração ágil que desafia os motores diesel convencionais. A baixa compressão torna também possível melhorar o tempo e eficiência do processo de combustão, o que explica os números excepcionais: 110 kW / 150 cv às 4.500 rpm e 380 Nm às 2.000 rpm. É possível optar entre 150 cv e 175 cv.

Com o SKYACTIV-D de 2.2 litros, é possível ter uma caixa automática de seis velocidades ou uma caixa manual de seis velocidades. A variante standard power cumpre os 0 aos 100 km/h em 9,8 segundos (caixa automática) ou em 9,0 segundos (caixa manual), atingindo os 204 e 211 km/h de velocidade máxima, respetivamente. O motor SKYACTIV-D cumpre a nova norma de emissões Euro 6.

O SKYACTIV-D 2.2 está disponível no Mazda6 e CX-5.

SKYACTIV-D_1.5_Mazda
SKYACTIV-D
1.5L MOTOR
DIESEL

O SKYACTIV-D 1.5 regista emissões de 99 g/km (Euro 6) e consumos médios muito baixos, na ordem dos 3,8 l/100 km. O motor disponibiliza 105 CV às 4.000 rpm potência e um binário de 270 Nm no intervalo das 1.600 às 2.500 rpm, alcançando uma taxa de compressão excepcionalmente baixa, de 14.8:1. Está dotado de um turbocompressor de geometria variável e integra um sistema denominado “Natural Sound Smoother” para uma acentuada redução do ruído e da vibração. Integrado nas novas carroçarias, o bloco permite alcançar os 186 km/h de velocidade máxima e completar a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos, dependendo do modelo, da caixa de velocidades ser manual ou automática. O motor SKYACTIV-D 1.5 cumpre a norma de emissões Euro 6.

O SKYACTIV-D 1.5 está disponível no Mazda2, Mazda3 e CX-3.

SKYACTIV-MT_Mazda
SKYACTIV-MT
TRANSMISSÃO
MANUAL

Graças à sua caixa de velocidades precisa semelhante à de um carro desportivo, a nova transmissão manual SKYACTIV-MT permite desfrutar ao máximo o prazer de conduzir um Mazda. Mais pequena, mais leve e com menos atritos internos do que nunca, a nova transmissão de seis velocidades proporciona melhor economia de combustível e mais prazer de condução sem cedências.

As vantagens são: sensação de caixa de velocidades curta e leve; mudanças de nível desportivo e movimentos precisos e exactos.

O SKYACTIV-MT está disponível no Mazda2, Mazda3, CX-3, CX-5 e MX-5.

SKYACTIV-Drive_Mazda Braga
SKYACTIV-DRIVE
TRANSMISSÃO
AUTOMÁTICA

Será que uma transmissão automática consegue oferecer uma condução divertida e económica? A nova SKYACTIV-Drive consegue. Esta nova transmissão de seis velocidades oferece mudanças mais suaves e mais rápidas. Além disso, graças à sua nova embraiagem de bloqueio, proporciona melhor economia de combustível.

As vantagens são: mais conforto na condução, arranque e aceleração fáceis, mudanças suaves e sem vibrações.

O SKYACTIV-DRIVE está disponível no Mazda2, Mazda3, Mazda6, CX-3, CX-5 e MX-5.

i-ACTIV AWD
TRAÇÃO
INTELIGENTE

Em  regra,  os  veículos  transferem  aproximadamente  98% da sua  potência  para  as  rodas  da frente, mas a transferência de binário pode dividir essa força da frente para trás se o veículo determinar que são as rodas traseiras a necessitar de mais energia. Muitos desses sistemas são apregoados por enviarem energia “das rodas que deslizam para as rodas que agarram”, sendo, por esse facto, sistemas reactivos. O sistema i-ACTIV AWD da Mazda diferencia-se pelo facto de ser predictivo, lendo mais de 200 vezes por segundo os dados  transmitidos  pela  estrada, motor, transmissão, condições meteorológicas, uso do limpa pára-brisas, temperaturas interna e externa, sensores de dinâmica, direcção e outras condições, para determinar a transferência de binário. O sistema i-ACTIV AWD recorre a 27 sensores que alimentam um módulo central, este determinando como as rodas devem antecipar a chegada a uma placa de gelo ou a uma poça profunda na estrada.

O i-ACTIV AWD está disponível no CX-3 e CX-5.

SKYACTIV-BODY
ESTRUTURA
INOVADORA

A melhor segurança automóvel da actualidade não acontece por acidente. É preciso tempo e dedicação para se conseguir criar uma carroçaria que seja leve e que ofereça excelente protecção contra impactos. Combinando uma estrutura inovadora com aços leves e de elevada resistência e graças aos mais recentes métodos de união, os nossos engenheiros conseguiram uma carroçaria mais rígida do que nunca, apesar de ser mais leve.

As vantagens são: excelente protecção contra impactos; pouco peso para melhor economia de combustível e uma carroçaria altamente rígida para uma condução mais gratificante.

O SKYACTIV-Body é usado no Mazda2, Mazda3, Mazda6, CX-3, CX-5 e MX-5.

SKYACTIV-CHASSIS
ESTABILIDADE
PRECISA

O chassis SKYACTIV marca um importante avanço na dinâmica de condução. Ao concentrarmo-nos na agilidade, na estabilidade, na precisão e no conforto, conseguimos criar um chassis que pesa menos do que nunca e continua a proporcionar a tão aclamada sensação de prazer de condução que distingue a Mazda da concorrência.

As vantagens são: faz com que o condutor se sinta “ligado” ao carro;  melhor desempenho de travagem; equilíbrio ideal entre manobrabilidade precisa e conforto em viagem e uma dinâmica de condução que transmite confiança e segurança.

O SKYACTIV-CHASSIS é usado no Mazda2, Mazda3, Mazda6, CX-3, CX-5 e MX-5.

SKYACTIV_istop_Mazda
i-Stop
CONTROLO
TOTAL

O i-stop é o inovador sistema inteligente de ‘start/stop’ da Mazda. É o único sistema do género que utiliza energia de combustão para o rearranque. Para além das poupanças em termos de combustível, permite o mais rápido rearranque da indústria, em 0,4 segundos no bloco diesel SKYACTIV-D*.

O i-stop usa um sofisticado módulo de controlo para desligar o motor no decurso do processo de ignição/expansão (gasolina) ou curso de compressão (diesel), os ciclos ideais para um rearranque. Na verdade, o i-stop aguarda pelo preciso momento em que os cilindros se encontram na posição ideal. E tudo em menos de um segundo.

Já os sistemas convencionais apenas identificam qual dos cilindros está na posição correcta após o arranque eléctrico para a rotação da cambota. Assim, enquanto as soluções concorrentes não reiniciam o motor até que se dê o segundo curso de compressão, o motor SKYACTIV-D da Mazda reinicia de modo quase imediato durante o primeiro curso de compressão. Entretanto, os condutores e passageiros continuam a poder utilizar os sistemas eléctricos do modelo.

* derivativos com transmissão automática

O i-stop é usado no Mazda2, Mazda3, Mazda6, CX-3, CX-5 e MX-5.

SKYACTIV_i-ELOOP_Mazda1
i-ELOOP
TRAVAGEM
REGENERATIVA

O nosso sistema de travagem regenerativa inteligente utiliza um condensador para armazenar energia. Quando o veículo desacelera, o i-ELOOP (diminutivo de “Intelligent Energy Loop”, circuito de energia inteligente) converte a energia cinética do carro em electricidade e utiliza-a para alimentar os vários componentes eléctricos, reduzindo assim a carga sobre o motor. Ao reutilizar energia que, de outro modo, seria desperdiçada, a tecnologia aumenta a poupança de combustível entre 5 a 10 por cento.

O i-ELOOP é usado no Mazda3, Mazda6, CX-3, CX-5 e MX-5.

MAZDA-G-VECTORING CONTROL
SKYACTIV VEHICLE DYNAMICS
G-VECTORING CONTROL
(GVC)

O GVC resulta do empenho da Mazda em encontrar a forma mais suave possível para as transições entre as foças de aceleração (denominadas forças “g”) que são produzidas em aceleração, travagem e em curva. Assim que o condutor gira o volante quando, por exemplo, começa a descrever uma curva, o GVC usa o binário do motor para gerar a desaceleração da força g. Esta acção inicia uma transferência de massas (ou carga) para as rodas dianteiras, aumentando a aderência dos pneus dianteiros para melhorar a capacidade de resposta. Se o condutor mantiver um ângulo de viragem constante da direcção ao longo da curva, o GVC repõe a aceleração do binário do motor, originando uma transferência de massas (ou carga) para as rodas traseiras. Esta acção combinada contribui para a estabilidade do veículo.

As vantagens são muitas. Ao optimizar, nas circunstâncias mencionadas, as cargas verticais exercidas nos pneus dianteiros, o GCV mantém o veículo na trajectória pretendida e reduz significativamente a necessidade de correcções na direcção. A comunicação, ou interacção, entre o condutor e o automóvel é, pura e simplesmente, muito mais eficaz. Além disso, confere mais confiança ao condutor e diminui os riscos de cansaço. Também os níveis de segurança são maiores, dado que um condutor descontraído é também um condutor mais alerta. O conforto sai igualmente beneficiado com o GVC, pois as transições mais suaves entre as foças “g” acabam praticamente por anular as oscilações na cabeça e no corpo dos ocupantes.

O GVC está disponível no Mazda3, Mazda6, CX-3 e CX-5.

HILL LAUNCH ASSIST (HLA)
HILL LAUNCH
ASSIST
(HLA)

O Hill Launch Assist da Mazda funciona automaticamente quando o veículo está parado numa inclinação para o ajudar a arrancar de forma suave e segura sem qualquer esforço em particular. Ao arrancar numa inclinação, esta função mantém a travagem de forma automática para impedir que o carro descaia para trás quando deslocar o pé do travão para o acelerador. Em inclinações menos acentuadas, o travão automático é imediatamente libertado quando o acelerador é premido para assegurar um arranque suave.

O HLA está disponível no Mazda2, Mazda3, Mazda6, CX-3, CX-5 e MX-5.